Elenir da Rosa, 30 anos, Farroupilha/RS

Peso inicial: 112 kg em 26/01/2009

Peso atual: 61 kg

O que te fez querer emagrecer?

Nossa foram tantas coisas... Bem, eu tinha dificuldades para caminhar devido ao excesso de peso, sem fôlego, dores nas costas e pés. Eu não me sentia mais como mulher, era infeliz com minha aparência, era totalmente sedentária. Todos me diziam: “olha que rosto lindo que ela tem pena que é tão gordinha”. Lembro-me de quando eu estava pesando mais que o dobro de meu marido, ele pesava 55kilos e eu 112k, muitos que não nos conheciam perguntavam se ele era meu filho, eu estava cansada de me sentir frustrada com tudo. Depois que meus pais morreram por causa de má alimentação e minha irmã por causa de obesidade mórbida eu comecei a refletir sobre tudo, sobre os anos que perdi estando infeliz comigo mesma. No ano passado, quando fiz a minha viagem de natal, vi que eu já não era só uma gordinha e sim uma doente, pois não pude sair da casa da minha sogra, eu estava inchada demais e nem caminhar conseguia, então passei só fechada em casa e estraguei as férias de todos... Hoje se eu contasse tudo ficaria muito tempo... E não tinha mais roupas para usar, nada me servia mais, e era tudo número 52 e não servia. Cada tristeza eu me afundava mais em comer e comer, acho que vegetei e não vivi por muito tempo. Eu estava tão feia, tão desleixada, meus cuidados comigo eram péssimos. Em casa vivia no sofá e tinha que pagar para alguém limpar minha casa pois eu não conseguia nem varrer. Somando tudo isso e mais um pouco que esqueço de falar agora, me fez querer realmente mudar a minha vida definitivamente, eu sempre dava desculpas e dizia que amanhã e amanhã, mas o amanhã para mudar nunca acontecia, precisou eu levar um choque na vida, para realmente querer e fazer acontecer. Decidi escrever um novo capitulo, escrito pelas minhas metas e meus objetivos alcançados, no começo nem eu acreditava muito em mim, mas fui me dando provas que era capaz e segui adiante.


Qual o método que você escolheu e Porque?

Eu já tinha tomado remédios, já tinha feito muitas dietas malucas ao longo de muitos anos e sempre com fracassos, então eu sabia que para ter um emagrecimento duradouro e definitivo eu precisava comer alimentos saudáveis. Então comecei a fazer pesquisas na internet e li por acaso sobre a reeducação alimentar, na hora eu disse é isso que quero para mim, é isso que preciso, algo que eu possa adaptar com minha vida e com o que disponho em casa no momento, em relação a alimentos e tal. E assim comecei reduzindo porções e colocando alimentos mais saudáveis a mesa. Eu jamais segui cardápios prontos em todo meu emagrecimento, fiz realmente uma reeducação. Não tomei chás pois não curto muito, nem remédios nem nada, foi só alimentação mesmo e exercícios.


Como foi a eliminação de peso? Sentiu muitas dificuldades?

Dificuldade mesmo foi nas duas primeiras semanas, nas quais lutei muito contra minha vontade de comer tudo o que eu visse na frente. Me sentia triste de não comer, mas percebia que a cada dia as minhas roupas estavam ficando menos apertadas. Então foi isso que me motivou a prosseguir e agüentar. Depois dessas duas semanas comecei a caminhar e foi automática a sensação de bem estar que ao longo do tempo comecei a sentir cada vez mais, então as dificuldades viraram minhas aliadas. Eu fui me próprio incentivo para continuar e vibrava com cada kilo, cada grama perdido, pois a minha saúde era impecavelmente melhor, comecei a gostar e realmente me amar.


Pensou em desistir no caminho?

Jamais. Tive muitos conflitos e momentos de fraqueza sim, mas desistir não. Isso não estava no meu vocabulário. Minha vontade era muito grande em mudar minha vida e eu colocava isso em cima de qualquer obstáculo que aparecesse.


Acreditaram em você no começo? Alguém te apoiou?

Capaz! Riram muito! Ninguém acreditava em mim, nem eu mesma acreditava, então era normal eles não acreditarem e não me apoiarem. Meu marido, ótimo cozinheiro, começou a fazer pratos cada dia mais saborosos, queria ver até que ponto eu aguentaria e mostrei que eu iria lutar e vencer, não cai em suas ciladas e ele, vendo que era para valer começou a me ajudar e muito. Todos começamos a mudar a alimentação, aqui em casa tudo mudou para todos, esta muito melhor assim.


Você fez exercícios durante a RA? E continua fazendo?

Sim. Comecei a caminhar, depois comecei a correr e agora, faço isso e mais academia e musculação. Com certeza os exercícios ligados à Reeducação Alimentar nos dão ótimos resultados.


Como se sentiu ao atingir sua meta de 63 kg?

Eu chorei muito, pulei de felicidade, eu gritava dentro de casa '' eu consegui'' ''eu consegui'' '' eu consegui''! Sai rua afora e fui pulando até a na minha sobrinha. Temos praticamente a mesma idade, somos como irmãs e entrei na casa dela, perguntei se as crianças estavam dormindo e ela disse que não, então comecei a gritar '' eu consegui'' e ela me disse você chegou no seu objetivo, parabéns você merece... Nossa esse dia foi muito especial para mim, pois eu não tinha idéia de quando seria, mas tinha a certeza que um dia eu chegaria lá, e cheguei. Quando vi os 63kg na balança tive uma grande sensação de dever cumprido, passou tudo novamente na minha cabeça, desde o inicio. Lembrei do frio que passei no inverno saindo para caminhar, lembrei de tudo e disse para mim mesma '' eu consegui'', venci eu mesma, valeu a pena tudo, tudo, tudo! Meus filhos queridos diziam pra mim: “mãe você conseguiu, você conseguiu, um dia este dia ia chegar e chegou” e pulavam comigo.


Como surgiu a idéia de acompanhar seu emagrecimento através de vídeos?

Eu comecei a procurar amigos no Orkut que estivessem emagrecendo e comecei a entrar em comunidades e a fazer pesquisas, assim encontrei a minha musa inspiradora, foi o primeiro vídeo de emagrecimento que vi, foi o da Milla que tinha eliminado 36k. Eu assistia e chorava muito e dizia que um dia seria eu ali, um dia seria eu que estaria fazendo vídeos de antes e depois. Quando eu eliminei 12kilos e fiz minhas fotos de antes e depois disse para mim mesma vou fazer um vídeo para eu ver e me incentivar e fiz. Eu assistia todos os dias e via a diferença e me alegrava muito. De tempos em tempos fui fazendo outros e me motivava mais e mais. Quando cheguei nos 36k eu mandei recado para a Milla mas ela nunca me respondeu, mas já conversei com ela e já contei que ela foi minha musa, ela é um amor. Quando fiz o de 40k a menos, muitas pessoas começaram realmente a me conhecer e a conhecer minha história foi muito legal. Meu último vídeo de 50k a menos foi a realização de um sonho conquistado, eu sou realizada.


Fale um pouco sobre a sua comunidade no Orkut, Reeducação Alimentar.

A comunidade não era minha, mas eu era apaixonada por ela e postava sempre. A dona não estava mais ligada à comunidade na época e passou ela para mim, nossa eu fiquei muito feliz, pois a comunidade tinha tudo a ver comigo. Infelizmente, a comunidade estava totalmente parada e eu precisei trabalhar muito para recuperar os membros e fazê-la ativa novamente, mas valeu muito a pena. Ajudei muitas pessoas e muitas também me ajudaram. Tenho um carinho enorme por essa comunidade, ela cresceu muito em poucos meses, adoro nossa linha de trabalho em relação aos objetivos e postagens. Eu me dediquei muito a fazer ela crescer sim, mas foram os ótimos membros que fizeram ela ser o que é hoje, é uma ótima comunidade. E eu participo de muitas mas nenhuma com o afeto que tenho nessa. É gostoso quando colocamos ali nossas alegrias e até as tristezas, pois temos apoio e compreensão.

Como se sentiu sendo capa da revista Sou + Eu e também de ter sido convidada para tantas entrevistas?

Algo que eu jamais imaginaria em minha vida era ser capa de alguma revista, eu me senti muito feliz e realizada em poder mostrar minha história para muitas pessoas que não acreditavam que poderiam sim mudar sem remédios ou cirurgias. Ser convidada para as revistas me fez sentir um imenso orgulho de mim e de minha luta, foi uma sensação maravilhosa e indescritível.


Muitas pessoas te admiram atualmente por sua garra e força de vontade, como se sente servindo de exemplo para tanta gente?

Eu me sinto a pessoa mais feliz do mundo, pois houve uma época que nem eu acreditava em mim e tinha uma vida vazia e sem sentido, mas eu decidi mudar e lutei até vencer, acreditei na minha capacidade e mudei a minha história de vida, então se ajudo alguém direta ou indiretamente com minha mudança de vida, isso só vem a completar a felicidade e realização que tenho hoje em dia.


Tem alguma dica para aquelas pessoas que querem emagrecer e ainda não conseguiram um estímulo?

Sim. As pessoas têm que entender que para eliminar peso ou mudar qualquer coisa na sua vida depende somente delas mesmas e de sua dedicação. Nada acontece sem esforço e força de vontade, esperar acontecer um milagre não mudará as suas tristezas, mas se você optar e acreditar que pode sim fazer acontecer, tudo melhorará na sua vida e as mudanças vão acontecer. Basta realmente querer e colocar em prática suas vontades, mesmo com obstáculos, focado nas suas metas e objetivos você vencerá, pois estará determinado a fazer o que é melhor para você.


E para aquelas que já estão no processo de emagrecimento?

As pessoas que estão em fase de emagrecimento e já saborearam o gostinho da vitória almejada, tem que star sempre em alerta constante, pois em muitos momentos de desanimo se voltam para a antiga alimentação que os levou ao excesso de peso, temos sempre que nos auto analisar e refletir sobre o que queremos em nossas vidas, se é para mudar para melhor que isso seja passado por cima de qualquer tristeza ou problema diário que vier para esta pessoa. Ter sempre um foco em suas metas e saber que seu caminho já foi traçado, que só dependerá de suas atitudes a total realização de seus objetivos, manter-se com força de vontade e estimulado nem sempre é fácil, mas é possível se nos esforçarmos para isso.


Fique à vontade para falar o que quiser.

Eu gostaria de frisar as pessoas que só uma alimentação equilibrada e saudável já mudará as suas vidas para muito melhor, mas somando isso a uma atividade física agradável o resultados será muito maior, pois mexer o corpo faz bem para o corpo e também para a mente, e isso contribuirá para uma alimentação regrada e organizada, pois os exercícios físicos nos dão uma grande sensação de bem estar que colabora com nossa eliminação de peso e controle alimentar.


O que não pode faltar na sua alimentação?

Eu não fico sem pão de jeito nenhum, pão é sagrado, mas no meu dia a dia muitos itens são importantes, não fico sem leite, iogurte, minhas fibras, saladas e legumes, uma carne magra, barras de cereais e frutas.


E agora que você está linda e magra, quais são seus planos pro futuro?

Meu plano em relação a minha aparência é de realizar as cirurgias reparadoras para retirada do excesso de pele que fiquei em relação a minha perda de peso, este é um grande sonho. Em relação a minha vida em si é manter-me saudável e com a qualidade de vida que conquistei, com boa alimentação, exercícios e a felicidade reconquistada. Dar continuidade ao apoio que dou as pessoas da minha comunidade e no meu blog, para assim poder ajudar de alguma forma a mudar a vida de muitas pessoas, incentivando a boa alimentação e a pratica de exercícios físicos.


Pretende fazer alguma cirurgia estética?

Sim preciso fazer varias cirurgias reparadoras, por causa do meu emagrecimento fiquei com grande quantidade de excesso de pele, na qual terei que me submeter a cirurgias plásticas.


Ajude a Elenir a realizar o sonho das cirurgias plásticas, faça seu depósito de qualquer valor na conta Banco do Brasil, Agencia 0486-3, Poupança 30.039-X

Participe também da comunidade de apoio às cirurgias da Elenir:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?rl=cpp&cmm=96049293

2 comentários:

Unknown disse...

Ola gostei da sua história eu tambem quero perder peso mas nao sei como tenho 1.07kg. As vezes perdo e outros vou tendo mais peso nao sei o que faco

Unknown disse...

Pode me dar uma ajuda ou algumas dicas

Postar um comentário