"A primeira coisa que eu gostaria de postar aqui é que cada um tem sua maneira de pensar e agir, não só a respeito da aparência física, saúde e tudo que engloba isso.
Enquanto pessoas me criticavam pelo excesso de peso, outros queriam ajudar, porém, enquanto não partiu de mim mesmo olhar no espelho e chegar à conclusao de que aquele corpo nao era o que eu realmente queria, nada aconteceu. Um dia me vi com 28 para 29 anos, medindo 1,64 e 127 KILOS, tomei a decisao de MUDAR DE VIDA. Claro que pela aparência, mas muito mais pela saúde. Todo caminho tem seus espinhos e obstáculos, porém se consegue com muita DETERMINAÇÃO e sem jamais perder o FOCO.
Quando falo FOCO, falo em traçar um objetivo e segui-lo sem desviar, você nunca chegará ao norte indo para o sul, você pode até chegar, mas o caminho é muito mais longo. Essa história de que sou pesado pois meus ossos são pesados ou eu tenho tendência, é hereditário, eu não como nada e engordo, isso é tudo papagaiada. Se você REALMENTE quiser fazer você faz! Nosso corpo é o nosso maior bem, é o nosso "templo sagrado". Temos 24 horas por dia para cuidarmos dos nossos afazeres, e nosso corpo? Nossa saúde? Nossa vida? Nosso corpo é uma locomotiva que puxa "N" vagões, partindo desse princípio, com muita garra e vontade eu VENCI! E se eu venci, você que lê esse post COM CERTEZA também PODE! ATITUDE, GARRA, PERSEVERANÇA e FOCO! Você é muito mais forte do que imagina. O que precisa? COMEÇAR AGORAAA! Levante dessa cadeira e comece hoje! Não deixe pra segunda feira, comece HOJE! Esse é o seu momento, essa é a sua hora!" (Trecho retirado do Diário do Neto na comunidade do Orkut "Reeducação Alimentar", postado em 24/10/2009).

Francisco Jose Nogueira Neto, 31 anos, Marília/SP.


Peso inicial: 127 kg (agosto de 2007)

Peso atual: 78kg

O que te fez querer emagrecer?
Muito mais que querer, foi realmente uma necessidade, pois aos 29 anos de idade não conseguia fazer nada sem que me sentisse estafado, cansado, sem falar que era referencia em todos os lugares, tipo "olha lá o gordo, conhece o gordo" essas coisas. Fui comprar uma roupa e a atendente da loja me falou que eu deveria procurar em uma loja especializada em tamanhos especiais, saí de lá determinado a mudar de vida.

Qual o método que você escolheu e por quê?
Comecei a estudar sobre emagrecimento, me inteirar realmente do assunto. No início procurei remédios, fórmulas milagrosas, mas sempre que dava uma escapadinha voltava tudo em dobro. Foi entao q tomei a consciência de que eu não precisava fazer regime e sim me reeducar, reeducar minha alimentacão. Passei a rever meus hábitos alimentares e comer só até acabar a fome. O mais interessante e diferente dos depoimentos que ouço e vejo é que não me privei de comer nada, somente bebidas alcólicas e açúcar, também evito carne vermelha. Aos poucos fui aprofundando o estudo em reeducação alimentar, procurando testemunhos de pessoas bem sucedidas e montando meu cardápio.


Acreditaram em você no começo? Alguém te apoiou?
Sempre contei com meu próprio apoio, mas minha mãe sempre me incentivou, pois, assim como eu, ela sempre sofreu com excesso de peso.

Desde o começo você acreditou que seria capaz? Pensou em desistir?
Desistir nunca. Na minha primeira meta estava escrito "Desistir JAMAIS"!

Como foi a sua eliminação de peso? Sentiu muitas dificuldades?
Se eu falar que não estaria sendo hipócrita, pois toda mudança requer adaptação. Mas a cada dificuldade que eu tinha que enfrentar, pensava aonde queria chegar. Os mais difíceis foram os 30 primeiros dias, mas eu tinha metas de curto prazo para alcançar e a cada vitória, cada meta que eu alcançava me sentia mais forte e tinha a plena convicção de que estava no caminho certo.

Fez exercícios físicos durante o emagrecimento? E atualmente?
Muito aeróbico e muita musculação, pouco peso e várias repetições. Comecei jiu jitsu depois de 1 ano de Reeducação Alimentar. Uma coisa que me ajudou demais foram os exercícios. Eu tinha pavor de academia, não andava nem 50 metros na esteira. Hoje eu corro uma média de 7 km.

Acredita que teve mais ou menos dificuldade por ser homem?
Quando se quer realmente alguma coisa não tem essas desculpas. Quando se quer, se faz. Não se arrumam desculpas. Seja o sol, a chuva, o frio, o calor, a idade, se é homem ou mulher... Tudo vira motivo de desculpas.

Já chegou no peso que desejava?
Na verdade estou 4 kg abaixo do meu peso desejado, mas uso isso como "ferramenta" para os finais de semana, as festas, o final de ano etc.

E como está sua relação com seu corpo agora?
A melhor possível. Até postei uma foto no orkut sem camisa esses dias, coisa que não faço, não gosto.

Tem algum alimento preferido? O que não pode faltar na sua geladeira?
Água, legumes, granola, hmmm adoro granola... Mamão, frutas em geral, barras de cereais...

Tem alguma dica para aquelas pessoas que querem emagrecer e ainda não conseguiram um estímulo?
Uma conversa franca com o espelho é a melhor terapia que você pode fazer. O espelho nunca vai te trair, ele só mostra o que realmente você é.

E para aquelas que já estão em processo de emagrecimento?
Isso é mais fácil. Olhe para trás, olhe para o que você era e como você está. O que precisou fazer para chegar onde está e se programe e foque aonde quer chegar. Queria falar para as pessoas que procuram mudar de vida que só depende de vocês mesmos, a pessoa que mais gosta de você nessa vida está refletida no espelho.

Como se sente servindo de exemplo e ajudando tantas pessoas?
Não acho que sou exemplo e longe de mim querer ser. Se quando eu decidi mudar de vida alguém tivesse feito por mim o que eu faço hoje pelos outros, com certeza meu caminho e processo teriam sido muito menores, teria sido muito mais fácil. Hoje se eu fosse começar tudo de novo com certeza não erraria tanto, não cometeria os mesmos pecados.

2 comentários:

Angélica disse...

OLA!!!!!!!! ADOREI SEU BLOG...

Lisi disse...

Obrigada querida!

Postar um comentário